A radiação ultravioleta deve ser manuseada com muito cuidado e deve evitar-se a sua exposição pelos danos naturais que causa na pele e nos olhos. O seu manuseio deve ser feito por profissionais certificados ou com recurso a tecnologias inteligentes que substituam estes no uso regular.

Artigo do site https://www.fastcompany.com/

“Can UV light kill COVID-19? Experts advise cautionSeveral lighting industry organizations are speaking out against products for sale online that promise to guard against COVID-19”

É um facto inegável que a radiação UV-C já é usada em ambientes hospitalares para esterilização de salas e equipamentos à muito tempo. Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças indicam mesmo que a exposição ao ultravioleta é muito eficaz na descontaminação de locais e é fortemente indicada como um dos métodos mais promissores de esterilização de máscaras faciais de filtragem de ar, como as do tipo N95, para poderem ser reutilizadas.

Mas usar a radiação UV-C para esterilizar um local ou um objecto não é simples e requer muitos protocolos para poder ser usada com segurança. A exposição deve ser controlada usando dispositivos com “inteligência interna” que saibam quando devem ligar a lâmpada e ainda assim durante quanto tempo.

Quando a luz UV-C é usada para esterilizar uma sala, as pessoas devem ser retiradas da sala antes que ela seja ligada para evitar danos na pela e olhos. A Instalação de lâmpadas UV-C numa sala também é um processo complicado que deve ser devidamente calibrado por profissionais para funcionar com eficácia e com segurança.

Foi, com base nestes dois princípios; segurança e eficácia que a SST e a IsGreen desenvolveram uma tecnologia capaz de gerir o uso de lâmpadas UV-C em condições de segurança e eficiência que, depois de instalada, pode ser usada sem risco para a saúde dos seus ocupantes.

A tecnologia denominada de “Intelligent Lithing System – Clean & Safe” é uma solução completamente autônoma capaz de gerir uma ou várias unidades de luz ultravioleta, ligando-as apenas quando detecta no local “Não Presença” de pessoas, crianças ou animais e apenas em determinados períodos horários e por tempos pré-determinados como sendo os mais indicados para a esterilização de locais, objectos e ar local.

O ILS C&S UV-C é uma solução perfeitamente estável e segura que, quando em funcionamento, desliga imediatamente se detectar algum movimento não esperado no local em esterilização enviando para a sua APP uma mensagem informando-o de que o processo foi interrompido mas que será reiniciado após detectar outra vez “Não presença” mas apenas após um período temporal de segurança que o sistema implementa.

O sistema ILS C&S UV-C é acedido local ou remotamente com um smartphone ou PC no qual pode receber informações sobre o seu funcionamento e caso necessário ser activado remotamente se o gestor assim o desejar. É claro que, se existir movimento no local, o sistema irá aguardar esse tempo de segurança.

Pela situação que se vive actualmente, passamos a estar mais tempo nas nossas habitações e a ter cuidados redobrados de limpeza. Uma das áreas onde aconselhamos o uso desta tecnologia é no hall de entrada dos nossos apartamentos, local esse muito usado hoje em dia por estafetas que nos trazem os nossos pedidos on-line que, antes de serem manuseados deveriam ser expostos a uma esterilização parcial de eventuais bactérias e ou vírus, assim como o local, mas este posteriormente.

Sendo frequentados por diversas pessoas com diversos contactos pessoais, estes locais das nossas habitações ou escritórios, devem poder ser usados como meio de entrada limpa, locais onde a aplicação do sistema ILS C&S UV-C tem uma aplicação muito forte.

Outras áreas como creches, hospitais, centros de saúde, zonas públicas dos nossos condomínios, algumas áreas dos parques de estacionamento, particularmente as das caixas de pagamento, também elas zonas privilegiadas para o uso desta tecnologia.

Pessoalmente acho que os meus WC devem usar esta tecnologia como um complemento da minha higiene pessoal, até porque é lá que me limpo e tomo banho quando venho do exterior.

Como dissemos a aplicação é vasta mas o cuidado para a sua aplicação deve ser enorme. Senão é um profissional certificado no uso da tecnologia UV, use o sistema ILS Clean & Save UV-C e fique tranquilo, pelo menos um pouco mais.

Tem dúvidas? Contacte-nos sempre o poderemos informar ou esclarecer.
Carlos Rosário
Profissional com mais de 40 anos de experiência.
(+351) 96 610 6075