O ILS “Intelligent Lighting Solution” instalado em vários tipos de edifícios e com utilizações diversas foi actualizado permitindo hoje que os locais sob a sua supervisão contem com uma estratégia de gestão adequada à realidade que se vive actualmente provocada pelo Covid-19.

Assim os sistemas instalados podem contar com um novo módulo capaz de determinar se o local está a ser muito usado isto é, se o numero de pessoas é elevado e, caso positivo tomar a decisão para que foi parametrizado; avisar com recurso a um indicador luminoso ou sonoro, enviar uma mensagem para o gestor do local via APP, ou mesmo fechar os acessos com recurso a outro equipamento que pode controlar portas ou acessos.

Complementarmente o ILS pode ainda ligar um sistema de extracção de ar previamente colocado ou mesmo ligar a extracção de ar existente, caso o fabricante da mesma o autorize.

Em locais onde a tecnologia ILS não esteja instalada é possível a colocação de um dispositivo apenas orientado para a “análise da usabilidade” e outro para controlar a extracção do ar local. Nestas circunstâncias o sistema de avisos mantém-se operacional e o controlo da qualidade do ar no local mantém-se com a analise deste e a análise da usabilidade do espaço em tempo real.

Todos estes dados são acedíveis local ou remotamente assim como podem ser tomadas decisões sobre o sistema ILS – “override” – sobrepondo as funcionalidades do sistema de “machine learning” base funcional do sistema do ILS, como or exemplo, actuando-o em modo manual se as condições assim o exigirem.